CONFIRMAÇÃO OU CRISMA
Ministrada pelo(a) bispo(a), representa a maioridade na fé e confere a todo confirmado a dignidade do ministério leigo e a plenitude dos dons do Espírito Santo.
Para ser confirmada, a pessoa precisa ser batizada, ter aceito a Jesus Cristo de forma pessoal e consciente como seu Senhor, e receber instrução catequética apropriada.
UNÇÃO E BÊNÇÃO DA SAÚDE
Ministrada pelo sacerdote mediante a imposição das mãos a todos que se sentem abatidos física, mental ou espiritualmente. O sacerdote, se julgar conveniente, pode administrar benção com óleo consagrado pelo(a) bispo(a).
PENITÊNCIA
Também conhecida como “Confissão e Absolvição”, é ministrada por um sacerdote coletivamente (durante a liturgia) ou individualmente e assegura o perdão de Deus a todas as pessoas que se arrependem de suas más ações e desejam reiniciar uma nova vida.
“Aqueles a quem vocês perdoarem os pecados, esses serão perdoados”. (Jesus em João 20,23)
ORDEM
A Igreja ordena ao Sagrado Ministério pessoas que tenham recebido elevada preparação teológica para corresponder à dignidade do ministério. As ordens de diácono, presbítero e bispo são cumulativas, vitalícias e abertas a homens e mulheres solteiros(as) ou casados(as).
Veja também: Batismo | Eucaristia | Matrimônio | Outros ritos de caráter sacramental