A Igreja Anglicana busca equilibrar a tradição católica com as influências benéficas da Reforma protestante. Por isso, é essencialmente católica e também reformada.
A liturgia preserva a mais antiga estrutura de culto cristão, com grande ênfase na proclamação da Palavra de Deus. Damos
grande valor à liturgia, definindo as nossas crenças e doutrinas no próprio manual litúrgico: o Livro de Oração Comum (LOC).
O LOC orienta as diferentes celebrações cúlticas não segundo uma opinião individual, mas do consenso da Igreja como um todo.
Para a glorificação de Deus, além do LOC, a Igreja também dá grande valor à arte sacra, ao altar, arquitetura dos templos e tudo o que possa contribuir para expressar nossa fé em Deus: as flores do altar, as cores litúrgicas, velas. incenso, música e a atmosfera de reverência diante de Deus.
A Igreja dedica grande respeito aos seus templos, a ponto de algumas pessoas interpretarem como sinal de frieza o que
para nós é expressão de reverência pelo espaço consagrado à oração e culto a Deus.
Os anglicanos encontram muita alegria em sua Igreja, nutrindo por ela grande afeição. Em qualquer parte do mundo
encontram no LOC a maneira familiar de adorar e compreendem-se participantes de uma grande família cristã espalhada por 165 diferentes países e que têm como símbolo de unidade e comunhão a Sé de Cantuária.

Justin Welby, Arcebispo de Cantuária