Paróquia Santo André

Rua Frei Caneca, 170 - Jd. Campos Elíseos
Fone : 19 - 32417775

Objetivo Geral

Defender os direitos da criança e do adolescente da cidade de Campinas por meio da proteção jurídico-social, na lógica da proteção integral e na ótica de políticas públicas com participação popular. Para que o Estado, sociedade e família reconheçam os mesmos como sujeitos de sua história com absoluta prioridade, respeitando os direitos à vida, saúde, alimentação, educação, lazer, cultura, dignidade, respeito, liberdade e a convivência familiar e comunitária.

Objetivos específicos

• Proteção Jurídico-Social                                                                                Atuar em casos exemplares de violação aos direitos da criança e do adolescente para buscar soluções e denunciar a gravidade e extensão das violações. A proteção jurídico-social concretiza-se em intervenções jurídico-judiciais, por meio do monitoramento e acompanhamento de ações no Poder Judiciário e capacitação de sujeitos sociais para exigibilidade de direitos; intervenções administrativas, através da reivindicação direta ao Poder Público para cumprimento de direitos e implementação de políticas públicas e intervenções legislativas, através de pressão sobre os parlamentos para a aprovação de normas e dispositivos legais de garantia dos direitos de crianças e adolescentes
  • Mobilização Social
    Buscar a articulação com sujeitos sociais que podem buscar a efetivação de direitos infanto-juvenis. Esta estratégia engloba as iniciativas de formação e fortalecimento de redes, fóruns e parcerias; atividades de lobby e pressão política; comunicação na mídia e através de meios
    alternativos para divulgação de direitos e estímulo ao protagonismo social de comunidades vítimas de violações de direitos.

• Produção de Conhecimento
    Produzir indicadores sobre a efetivação e a violação de direitos no Brasil, dando visibilidade a real situação em que se encontra o exercício da cidadania em nosso país. Para isso, então se faz mister produzir pesquisas, doutrina e jurisprudência na efetivação de direitos da criança e do adolescente.

• Desenvolvimento Institucional
    Procurar aprimorar permanentemente a missão do CEDECA na sociedade, consolidar sua imagem e fortalecer a organização através da capacitação da sua equipe e aprimoramento de seus mecanismos de planejamento e gestão.

Estratégias

• Participação e monitoramento na formulação de políticas públicas sociais básicas;
  • Realização de pesquisas setoriais e diagnósticos da realidade em que serão desenvolvidas as ações;
  • Articulação junto a órgãos governamentais, não-governamentais, sociedade civil organizada, artistas e outros segmentos;
  • Formação da opinião pública através da mobilização dos meios de comunicação, influenciando na elaboração de políticas públicas de defesa e promoção dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Projetos em andamento

• Projeto Sábado Legal

Público-alvo: Crianças da Escola Amarelinha da primeira série e respectivos familiares.

Vagas: 10 crianças.

• 9:00 – 9:30 horas: café da manhã
  • 9:30 – 10:00 horas: aula de informática
  • 10:00 – 10:30 horas: aula de inglês
  • 10:30 – 11:00 horas: aula de ensino religioso
  • 11:00 horas em diante: despedida e entrega dea doação de mantimentos aos familiares.

Obs.: no horário das aulas das crianças o CEDECA estará prestando atendimento aos adultos, familiares das crianças, e outros de sua clientela.

• Projeto Busca do Sagrado

Projeto de Arte educação realizado em parceria com a Escola Estadual Wilson Brandão Tófano "Amarelinha" e coordenado pelo artista plástico e professor Mário Gravem Borges.
Atendendo atualmente 100 crianças, este projeto já produziu cerca de 2.000 “Obras de Arte” que são expostas nos principais eventos anuais da escola e também na sede do CEDECA em formato de exposição permanente.

11111111111111111111111111110000101000001111111110101010101000001100110011000000110011001010000010100000111100001010000010101010